Resultados e Experimentos

Resultados e experimentos desenvolvidos pela nossa equipe, em diversos produtores.

Resultados e Experimentos

Resultados e experimentos desenvolvidos pela nossa equipe, em diversos produtores.

Agricultura / MAÇÃ

Combate ao cancro Europeu na macieira - Eco Zidook

O cancro europeu das pomáceas é uma importante doença da macieira, da pereira e de algumas espécies florestais em várias regiões do mundo. Essa doença é causada pelo fungo Neonectria ditissima, que, na cultura da macieira, afeta principalmente as partes lenhosas, como os ramos do ano, os galhos e o tronco principal da planta.

Ocasionalmente os frutos podem ser afetados. Considerando-se que Santa Catarina e Rio Grande do Sul são responsáveis por cerca de 90% da produção nacional de maçãs, a ocorrência do cancro europeu nesses estados representa um grande risco à exploração da cultura no país. Diante disso, o objetivo geral do projeto foi validar as medidas de controle, baseadas em recomendações utilizadas em outros países onde a doença ocorre.

 No caso de impossibilidade de erradicação do cancro nos primeiros anos, as recomendações sofreram adaptações para as condições brasileiras de clima e cultivo, a partir de justificativas científicas para que a doença fique dentro de um nível aceitável de dano econômico. Com base em resultados obtidos

https://fba.eco.br/media/Resultados%20e%20Experimentos/Cancro%20europeu%20em%20mudas.pdf


https://fba.eco.br/media/Resultados%20e%20Experimentos/cancro%20europeu_apresenta%C3%A7%C3%A3o.pdf