Culturas
Culturas
ALHO
ALHO Estático por vários anos, o crescimento do consumo passou em 2020, de 30 milhões de caixas de 10kg para 36 milhões. os ultimos anos também registraram o aumento da área plantada em seis anos, o país saltou de 9500 hectares para 14 mil hectares em 2021, aproximadamente. A perspectiva, é que o alho nacional passe a substituir gradativamente o importado. ( segundo ANAPA - Associação nacional dos produtores de alhos)
AMEIXA
A ameixa é uma das frutíferas da família das Rosáceas do grupo conhecido como frutas de caroço, assim como o pêssego e a nectarina. Sua produção e área plantada estão muito abaixo do consumo brasileiro, sendo uma cultura de menor importância, quando comparada com o pêssego. Segundo Gilmar Arduino Bettio Marodin, professor titular de Fruticultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o pêssego tem em torno de 20 mil hectares plantados, enquanto a ameixa apenas quatromil hectares. “Somos os maiores importadores de ameixas da América Latina eo quinto importador no mundo, com uma média de40mil toneladas por ano, principalmente da Argentina e Chile. Importamos também de países do Hemisfério Norte, como Espanha e Itália, mas em quantidade menor“, diz.
BANANA
O cultivo brasileiro de banana está distribuído por todo o território nacional. As maiores áreas, em 2017, localizaram-se nos Estados da Bahia com 73,1 mil hectares, São Paulo com 50,0 mil ha, Pará com 43,9 mil ha, e Minas Gerais com 41,6 mil ha.
BATATA
No Brasil, a batata é a hortaliça mais importante, com uma produção anual de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas em uma área de cerca de 130 mil hectares. De acordo com Associação Brasileira da Batata (ABBA), o agronegócio da batata envolve em torno de 5 mil produtores em 30 regiões de sete estados brasileiros (MG, SP, PR, RS, SC, GO e BA).
CEBOLA
Cebola O Brasil registra hoje 58 mil hectares totais de área plantada de cebola. A produção nacional bate a casa de 1,7 milhões de toneladas por hectare, cultivo este, que envolve 180 mil agricultores familiares e gera mais de 350 mil empregos diretos e indiretos em todo Brasil. A produção nacional é responsável por abastecer 85% do mercado consumidor interno.
CENOURA
Tecnologia MCZ através da nutrição age na ativação das micorrizas nativas do solo, formando uma rede de conexões entre PLANTA-RAIZ-MICORRIZA-SOLO-NUTRIENTES, que aumenta o alcance das raízes para além da rizosfera e a nível de microporos do solo facilitando o acesso da planta a água e nutrientes e amplia a agregação e a atividade enzimática do solo melhorando a bioatividade do solo.
CITROS
A produção mundial de citros é de aproximadamente 102 milhões t por ano, e é oriunda de extensa área cultivada, com 7,3 milhões ha, que supera em grande parte outras fruteiras tropicais e subtropicais como banana, maçã, manga, pêra, pêssego e mamão. Os maiores produtores de laranjas são o Brasil e os Estados Unidos, que juntos representam cerca de 45% do total mundial. Destacam-se ainda nesse panorama África do Sul, Espanha e Israel, com a produção de laranjas para o mercado in natura e tangerinas, e o México, com a lima ácida Tahiti, além dos novos parque citrícolas emergentes na Ásia, como a China.
MAÇÃ
A produção brasileira de maçãs na safra 2017/18 foi de 1.094.116 toneladas. Na safra 2018/19 este valor alcançou 1.258.000 toneladas. Nas unidades federativas, 603,29 mil toneladas foram produzidas no RS, 586,47 mil toneladas em Santa Catarina, 26,52 mil toneladas no Paraná e 7,03 mil toneladas nos demais Estados (LSPA/IBGE). Para a safra 2019/20, há indícios de que não irá ultrapassar a cifra de 1.100.000 ton, em virtude do baixo calibre da fruta.
MILHO
O milho é a segunda maior cultura de importância na produção agrícola no Brasil, sendo superado apenas pela soja que lidera a produção de grãos no País. Para a safra 2020/2021, a produção esperada é de 80 milhões de toneladas.
MORANGO
Originário da Europa, o morango (Fragaria vesca) começou a ser cultivado em hortas a partir do século 15. É uma planta rasteira, que pertence à família das rosáceas, a mesma das pêras, ameixas e maçãs. Apesar de ser perene, precisa ser cultivada anualmente, pois sua produção cai bastante a partir do segundo ano. A parte comestível, que chamamos de fruto, é aromática, saborosa e vermelha. Para se desenvolver bem, o morangueiro prefere os climas temperados, mas não suporta geadas e granizo. Para que haja um bom florescimento, e conseqüentemente boa frutificação, é preciso que ocorram picos de frio. A melhor época para o plantio é entre os meses de fevereiro e abril.
PÊSSEGO
Entre vários tipos de frutíferas, o pessegueiro está entre aquelas que antes eram produzidas apenas nas regiões de clima temperado e que agora são produzidas com grande sucesso em outros locais, antes considerados como não apropriados para o cultivo dessa frutífera. Outro fator importante é que o pêssego, tanto para consumo in natura como para a indústria, é uma fruta de fácil comercialização.
SOJA
A soja é, no Brasil, um dos principais itens da produção agrícola, sendo o segundo maior produtor mundial e o maior exportador mundial, movimentando sua cadeia produtiva de agronegócio. No biênio 2016/2017, a cultura ocupou uma área de 33,890 milhões de hectares, o que totalizou uma produção de 113,923 milhões de toneladas, tendo como maiores estados produtores os estados do Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul.
TABACO
Segundo a organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO, a produção mundial havia se estabilizado nos 7,2 milhões de toneladas durante um período de 7 anos. Porém, já se observa uma pequena redução a partir do ano de 2015. Com base nos últimos dados disponíveis para o ano de 2016, a FAO indica uma produção de 6,7 milhões de toneladas de tabaco em folha. O tabaco é cultivado em 128 países, ocupa uma área de 4 milhões de hectares e a produtividade média é da ordem de 1850 kg/ha. A China continua sendo o maior produtor mundial, com uma participação superior a 40% nas últimas safras.
TOMATE
Com uma produção de tomates que beira 4 milhões de toneladas, o Brasil está entre os 10 maiores produtores do mundo há dez anos. Neste sentido, seu cultivo ocorre em cerca de 54 mil hectares espalhados por todo o país. portanto, é a 7° hortaliça com maior número de estabelecimentos.
TRIGO
Em 2020, com uma área cultivada de 2,3 Milhões de hectares (Mha) de trigo e produção de 6,3 milhões de toneladas (Mt), o Brasil foi apenas o décimo sexto produtor mundial, depois de China, União Europeia, Índia, Rússia, EUA, Canadá e Austrália, entre outros, que no conjunto entregam uma produção global de 765 Mt.
UVA
A viticultura, no Brasil, ocupa uma área de, aproximadamente, 78 mil hectares, com vinhedos estabelecidos desde o extremo sul do país, em latitude de 30º 56’ 15’’S, até regiões situadas muito próximas ao equador, em latitude de 5º 11’ 15’’S. Em função da diversidade ambiental, existem polos com viticultura característica de regiões temperadas, com um período de repouso hibernal; polos em áreas subtropicais, onde a videira é cultivada com dois ciclos anuais, definidos em função de um período de temperaturas mais baixas, no qual há risco de geadas; e, polos de viticultura tropical, onde é possível a realização de podas sucessivas, com a realização de dois e meio a três ciclos vegetativos por ano.